quinta-feira, 24 de abril de 2014

UFFS incentiva a pesquisa

Natani Macagnan (Engenharia Ambiental)

Mais uma vez, estão abertos editais de pesquisa na Universidade Federal da Fronteira Sul. Estes editais têm por finalidade incentivar a inserção dos acadêmicos na produção científica e ampliar a pesquisa na instituição. 

O Edital nº 134/UFFS/2014, relacionado aos programas PIBIC/CNPq, PIBIC-Af/CNPq e PRO-ICT/UFFS, tem como objetivo aumentar a participação dos estudantes em atividades de iniciação científica, produzir conhecimento e preparar os estudantes para que possam trabalhar com pesquisa através de metodologias e técnicas (UFFS, 2014). Este edital oferece 12 bolsas de iniciação científica do Programa PIBIC/CNPq, 2 bolsas do PIBIC-Af/CNPq e 150 bolsas do PRO-ICT/UFFS;  o acadêmico beneficiado com a bolsa, receberá mensalmente R$ 400,00, num período de 12 meses.



Outro Edital que oferece bolsas de iniciação científica é o nº 141/UFFS/2014. As bolsas são vinculadas à FAPERGS, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC/FAPERGS). Com os mesmos objetivos já citados acima, este Edital oferta 18 bolsas, que serão divididas entre os campi Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo. O aluno interessado na bolsa precisa se inserir em um projeto  de pesquisa e dispor de 20 horas semanais para dedicação ao projeto, caso ele seja aprovado.



Além desses editais, o Edital nº 73/UNESC e o Edital nº 74/UNESC, que visam a apoiar projetos de pesquisa em ensino e educação, estão diretamente relacionados aos acadêmicos da área de Letras e aos professores de escolas de educação básica. O Edital nº 73 disponibiliza duas vagas para os acadêmicos da UFSC, três para os acadêmicos da UNESC e uma vaga para os acadêmicos da UFFS; já o Edital nº 74 oferece cinco vagas para professores da educação básica para que possam participação do Programa Educação (Edital 049/2012) - especificamente, do projeto Ler & Educar: formação continuada de professores da rede pública de SC.


Os Editais têm prazo para a inscrição dos projetos. Este prazo e as outras informações sobre como realizá-la, podem ser encontrados na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (AQUI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário