segunda-feira, 30 de junho de 2014

Opções Culturais no Campus Erechim

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)

A Universidade Federal da Fronteira Sul foi criada com bases para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da integração com o local em que os campi foram implantados. 

Alguns dos projetos apoiados pela universidade tem como objetivo o incentivo ao debate e as ações na área de cultura de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Há o incentivo e apoio aos alunos, com a distribuição de auxílios financeiros, para participação e criação de demandas artísticas e culturais. Essa construção exige a interação entre docentes, servidores, técnicos e também da comunidade externa, através de danças, teatros, apresentações de grupos musicais, entre outros, fortalecendo e consolidando a diversidade na UFFS.

O Campus Erechim da UFFS possui diversos projetos na área cultural. Dentre os projetos estão o “Cine Vagamundo”, “Que Som é Esse?” e o “III Ciclo de Debate Cinema e Sociedade”.



Cine Vagamundo
O projeto "Cine Vagamundo" consiste na exibição gratuita de filmes como forma de propiciar opções de acesso ao cinema. A cada semana, é apresentado um filme, com o objetivo de oportunizar um espaço para discussão, fomentando a crítica, o debate, valorizando a dimensão educativa da sétima arte. As sessões ocorrem às sextas-feiras, às 17h15min e aos sábados a partir das 14h30min.


Que som é esse?
No projeto "Que som é esse", pessoas se reúnem para ouvir música, para falar de música, para refletir sobre música. Cada semana, sempre às quintas-feiras, às 18h, sala 3, uma pessoa (seja ela aluno, professor ou convidado externo) conta a sua história com aquele som e abre o gancho para muitas outras histórias. Esse é um encontro que alia emoção e reflexão sobre o som.


III Ciclo de Debate Cinema e Sociedade
O "III Ciclo de Debate Cinema e Sociedade – Resistências e Jogos de Poder" oportuniza a discussão de temáticas que atravessam conteúdos centrais aos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e História, como os projetos de resistência pulverizados que proporcionam alternativas heterodoxas de luta contra os vários poderes estabelecidos. Ao término de cada exibição, um filme é debatido por dois professores da UFFS.

Imagem: divulgação de filme do III Ciclo de Debate". Fonte: site da UFFS.


Segundo Elisiane Quevedo, Produtora Cultural da UFFS, a programação de alguns dos projetos culturais para as próximas semanas no campus é a seguinte:


Que som é esse?
Julho
03/ 07 – Jovem Guarda
Convidado: Aldori Nascimento da Silva

Cine Vagamundo
Julho
Temática: Realismo Sombrio
 04/07(17h15min) e 05/07 (14h30min) -  Alliens
11/07 (17h15min) e 12/07 ((14h30min) - Scanners

II Mostra de Folclore e Cultura - 6 a 12 de Julho

12/07 - FESTA AUGUSTINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário