sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Acadêmicos da Engenharia Ambiental visitam ETA e ETE em Passo Fundo



Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

Na última quarta-feira, dia 17, os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental realizaram uma visita técnica às Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Tratamento de Efluentes (ETE), na cidade de Passo Fundo. Essas visitas fazem parte do plano de ensino das disciplinas de Tratamento de Água para Abastecimento e Tratamento de Efluentes Líquidos I, que são ministradas pela professora Clarissa Dalla Rosa.

Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental na ETA, em Passo Fundo. 

A visita iniciou na estação de tratamento de água. Inicialmente, houve uma conversa com o responsável que acompanhava o grupo, neste momento foram feitas algumas explanações acerca das bacias hidrográficas que abastecem a cidade de Passo Fundo e outras informações relevantes. Após, os estudantes visualizaram como é feita a captação da água e conheceram as instalações onde realizam-se os tratamentos necessários como coagulação, floculação, decantação e filtração da água. Além disso, acompanharam o processo de limpeza dos filtros da ETA.

Depois, o grupo deslocou-se até a ETE, localizada às margens da BR 285. Lá puderam ver como chega o esgoto na estação para ser tratado e também como é feito o tratamento através do sistema de lagoas de estabilização. Os alunos percorreram toda a área das lagoas, que são anaeróbias, facultativas e de maturação. Após o tratamento, o efluente é lançado com uma qualidade muito melhor no corpo receptor, que é o Rio Passo Fundo.

Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental na ETE, em Passo Fundo.

Para a acadêmica Vanessa Luisa Freiberger “atividades como essa são de grande importância para entender melhor o funcionamento de uma estação de tratamento, tanto de água quanto de efluentes. Sair da sala de aula facilita a compreensão de coisas que na teoria são abstratas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário