segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A inserção da cultura gaúcha através da Universidade: Galpão Agronomia/Paixão Côrtes

Emanuele P. Cenci (Arquitetura e Urbanismo/Erechim)

Neste mês (setembro), entre os dias 12 a 21, acontecem as festividades da Semana Farroupilha na região Sul do país, principalmente em todo estado do Rio Grande do Sul. Na cidade de Erechim, os acadêmicos do curso de Agronomia da UFFS participam há dois anos destas festividades através da construção de um galpão junto aos tradicionalistas. 
 
Imagem: Folder do Acampamento Farroupilha de Erechim

Segundo Lucas Mori, Patrão do Galpão e acadêmico da 8ª fase do curso de Agronomia, o objetivo da construção do Galpão Agronomia/Paixão Côrtes é a manutenção dos ideais Farroupilhas, buscando a preservação da história e a confraternização dentro do espaço Nativista. O Galpão tem esse nome, pois Paixão Côrtes fora um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, folclorista e graduado em Agronomia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Além disso, segundo Mori, o Galpão mostra aos acadêmicos vindos de fora da região sul a importância da cultura e da preservação do regionalismo. Para que isso seja possível, os preparativos são iniciados em novembro do ano anterior, havendo prestação de contas do Acampamento Farroupilha do mesmo ano e começando a programação para o próximo, com aquisição de verbas (através da Lei de Incentivo a Cultura) para o pagamento dos shows realizados no Seminário de Nossa Senhora de Fátima (lembrando que todos os shows tem entrada franca).

Neste ano, o Galpão possui uma programação interna, como uma das formas de arrecadar dinheiro para o próximo ano, com a venda de diversos pratos tradicionais sulistas, cujo valor varia de R$ 15,00 a R$ 20,00 (Arroz de carreteiro; Vaca atolada; Costelão; Churrasco; Massa campeira etc.), além da venda de bebidas. Toda comunidade acadêmica está convidada a participar dos encontros; entretanto, deve-se fazer reserva com o Patrão do Galpão (Lucas Mori), pelo telefone (54)9911-0355 ou pessoalmente no acampamento, pois o número de fichas por refeição é limitado. As refeições (almoço e janta) são feitas no próprio Galpão da Agronomia.

Mori deixa seu convite a toda a comunidade acadêmica

“Em nome da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas de Erechim, faço um convite a todos para participar desta Semana Farroupilha, visitando os galpões, prestigiando os shows e os artistas que são do mais alto quilate no cenário da música do Rio Grande do Sul.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário