Fernando Falkoski (Filosofia / Erechim)
A UFFS, campus Erechim, inicia o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Pedagogia, e todos envolvidos recebem bolsa da CAPES. O processo seletivo para a escolha dos bolsistas ocorreu em junho deste ano.
No PIBID do curso de Filosofia, coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Soares, há seis bolsistas: Alexandre Rossi; Daniele Jaqueline Dresseno; Heber Adão Grazik; Henrique de Lima Santos; Monique Moroni; Samanta Krignl Pereira e a supervisora da escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, prof. Adelice Bertuol. O coordenador e o Prof. Ms. Thiago Soares Leite salientaram a importância de um projeto desta natureza para a inserção dos discentes na escola, mais especificamente na sala de aula, visando à qualificação da formação destes alunos, dentro da licenciatura. O programa também tem por objetivo criar um canal entre a universidade e a escola, no intuito de inserir os acadêmicos em seções de estudo, a partir das observações em aulas. Além disso, diante das dificuldades do contexto escolar, serão realizados debates e oficinas que venham a contribuir para a formação dos discentes da UFFS.
No curso de Pedagogia, a Prof. Dra. Marilane Maria Wolff Paim (coordenadora) e a Prof. Dra. Adriana Richit desenvolvem o PIBID juntamente com a coordenadora Prof. Neusa Bento, da Escola Estadual Irani Jaime Farina, com o objetivo de criar modelos de formação para melhorias na participação dos alunos dentro do curso por meio de práticas de ensino. As alunas-bolsistas são: Alicia Barbeirini; Ana Bortolanza; Beatris Fatima Gaik; Carla Marengo; Cidrieli Ribeiro; Karine Kostiscznko; Lisiane Pegorini; Marlene Jost; Maiany Bueno; Patricia Bersntein e Rita Cassia Santin Guglealmoni. O objetivo principal do projeto é a aproximação da universidade da escola de educação básica, por meio da inserção do aluno-bolsista no contexto escolar, estabelecendo um diálogo em regime de colaboração e de partilha de experiências. O projeto prevê, ainda, que os bolsistas sejam capazes de compreender os processos de alfabetização e letramento da leitura e da escrita, bem como os processos de alfabetização e do letramento matemático.
Quanto às escolas participantes, o projeto almeja que os professores, a direção e a coordenação se tornem autores de suas práticas alfabetizadoras numa perspectiva crítica. Além dos objetivos apontados, o PIBID tem por fim elevar, nas escolas envolvidas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
Prezado Fernando,
ResponderExcluirExcelente texto! Claro e direto. Só faltou comentar que também há o subprojeto Ciências Sociais - Erechim, coordenado pelo Prof. Clóvis Schimitt.
Abraço,
Thiago Leite