quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As “polêmicas” carteirinhas dos estudantes

Por Andrei Vanin (Filosofia) 


Nos dias 19, 20 e 21 de outubro estava prevista a identificação estudantil do DCE da UFFS – campus Erechim, para a confecção das carteirinhas estudantis. Os documentos necessários para o pedido da carteirinha eram a identidade e um comprovante de freqüência. A foto seria tirada na hora – sem custos. A carteirinha teria um valor de R$ 10,00, sendo cobrado R$ 5,00 na hora do pedido e a outra metade quando fosse retirada a Identidade Estudantil.


Entretanto, houve uma “polêmica”: a “logo” da carteirinha. Antes de mais nada, há que se ressaltar a importância da iniciativa do DCE em confeccionar estas carteirinhas, que são importantes para nós, alunos, trazendo benefícios como descontos em ingressos, compra de livros, etc. Contudo, vários alunos ressaltaram o cuidado com as figuras, emblemas, doutrinas ou bandeiras que as carteirinhas podem carregar e o que elas significariam. No caso da carteirinha proposta pelo DCE de Erechim, havia uma foto do Che Guevara.


Imagem: a "polêmica" imagem da carteirinha

Devido a isso, muitos acadêmicos não encaminharam o pedido da carteirinha por entenderem que se tratava de carregar uma “bandeira” ou certa doutrina com caráter político. Tendo percebido isso, o DCE, na quinta-feira à noite, passou nas turmas para comunicar que as carteirinhas estavam suspensas e que na segunda-feira, dia 24, haveria uma reunião para decidir o futuro das carteirinhas. Foi uma atitude de respeito, pois reconheceram a pluralidade de posicionamentos do corpo discente.


Na reunião decisória, estavam presentes integrantes do DCE, representantes das turmas e DA’s. A ata (de caráter provisório) indica que a “logo” será retirada, e a nova “logo” conterá apenas as letras do DCE, sendo que ficou sugerido também que se faça uma “eleição definitiva de um logotipo somente para o próximo ano”.


Com efeito, todas as decisões até agora tomadas são de caráter provisório, e deverão ser discutidas em uma reunião na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro. Nesta reunião, serão definidos os dias para a identificação da nova carteirinha, bem como a aprovação da ata e o rumo da “logo” que a carteirinha irá carregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário