Por Seli Teresinha Leite(GeografiaLicenciatura/Erechim)
Na semana de 17 a 21 de outubro, o curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim, que é o primeiro da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, através de seu I Seminário de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais (SEPECS), propiciou à comunidade Erechinense e à comunidade acadêmica participar dos diversos discursos propostos nas temáticas apresentadas, tanto como ouvintes, quanto como questionadores dos temas abordados.
Dentre as atividades do I SEPECS, destacou-se a mesa redonda da noite de quinta-feira (20), cujo tema abordado foi o Ensino de Ciências Sociais. Nessa mesa, participaram os professores Leonardo Rafael Santos Leitão (UFFS - Campus Chapecó) e Leandro Raizer, professor (IFRS – Campus Osório). Thiago Ingrassia Pereira, professor da UFFS - Campus Erechim, atuou como mediador.
Para Pereira, mediador da mesa, o ensino de Ciências Sociais depara-se com a dualidade de como harmonizar a severidade científica e pedagógica com a crítica social mediativa. Por um lado, acredita que os professores precisam ter domínio de várias disciplinas e saberes e, por outro, vê a necessidade de que sejam capazes de sensibilizar os educandos, muito embora estes venham de um modelo mecanicista e pouco mediativo. Quanto a este fato, a UFFS/Erechim tem a pretensão de se tornar uma referência na formação docente na área de Sociologia fazendo a união das práticas e saberes em consonância com a educação, procurando tornar sólidas ações que incitem os educandos para os percalços que encontrarão na formação acadêmica para a docência em Ciências Sociais.
Em sua fala, o prof. Leonardo Rafael Santos Leitão afirmou que o grande desafio de hoje, além de conciliar educação técnica e humana, é preparar a docência com aptidões para pesquisas. Ele pontuou, ainda, que na era da tecnologia, as coisas acontecem muito rapidamente, por isso é necessário que os futuros docentes tenham percepções, se adaptem e critiquem as mudanças sociais autonomamente diante da educação de praxe.
Na sequência, o professor Leandro Raizer citou uma pesquisa feita em 2007 cujos dados demonstram que somente 13% dos jovens estão matriculados no ensino médio. Esses dados sugerem que a educação básica está passando por um tempo de incertezas e dificuldades, momento especial no qual a sociedade, a comunidade, os pais e toda a família precisam ter um maior envolvimento e acompanhamento no que se refere a educação, pois todos temos nossa parcela de responsabilidades.
Os temas abordados foram bem importantes e a presença de profissionais da área de Ciências Sociais fez com que os alunos sentissem-se incitados a ir em busca de mais conhecimento, compreendendo que o ensino ultrapassa as portas das salas de aula, afirmou a acadêmica de Ciências Sociais Fernanda May. Outros acadêmicos participantes do evento pontuaram que esses momentos têm grande importância, pois propiciam o dialogo e troca de informações com colegas, professores e convidados.
O coordenador do evento, Cássio Cunha Soares, afirmou que as temáticas desenvolvidas formam um conjunto de propostas dos professores do curso de Ciências Sociais que, apesar das adversidades, chegaram ao acordo de que o ensino público superior brasileiro tem qualidade e é reconhecido em âmbito nacional. Segundo ele, em entrevista ao setor de comunicação da UFFS: “O I SEPECS está cumprindo seu papel de espaço de reflexão sobre as atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas no âmbito do curso, ao mesmo tempo que dialoga com cientistas sociais de outras universidades sobre temas relevantes para o exercício e a prática da Ciência Social na região”. (Fonte: www.uffs.edu.br)
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