domingo, 11 de dezembro de 2011

Saída de campo das turmas da UFFS

Por Jéssica Amroginski e Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental) 


As turmas de Engenharia Ambiental 2010 e Arquitetura e Urbanismo 2010 e 2011 do campus Erechim que cursam a disciplina de História da Fronteira Sul realizaram no dia 2 de dezembro uma viagem até São Miguel das Missões, a fim de visitar os locais históricos que fazem parte dos conteúdos abordados em sala de aula. 

A saída de Erechim foi às 6h30min e o roteiro de viagem incluiu paradas no caminho, para visitar outros locais como o Museu Otávio Otto, na cidade de Carazinho. Lá, os estudantes puderam visualizar diversos artefatos indígenas, muitos deles produzidos pelos antigos povos guaranis; além do Museu, visitaram a praça histórica e o centro daquela cidade. 

Depois disso, grupo seguiu viagem até a cidade de Santo Ângelo. Na cidade, foram conduzidos por uma guia turística que os levou para visitaram as reduções jesuíticas, o museu de Santo Ângelo e a igreja construída por povos missioneiros. 


Imagem: Igreja de Santo Ângelo


Depois, seguiram para São Miguel das missões. Visitaram as Ruínas e, ao final do dia, fizeram um piquenique do lado de fora. À noite, assistiram a um show de som e luzes, que é uma tradição do local e ocorre diariamente. Este show conta a história dos povos indígenas da região e a relação com os colonizadores espanhóis e os padres jesuítas. 


De acordo com a estudante Cassiane Kolcenti, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, a viagem “contribuiu para fixar os conteúdos vistos em aula, pois tudo o que foi explicado pela professora em sala de aula, foi apresentado no show de som e luzes. A viagem foi interessante e proveitosa. Esse tipo de atividade acrescenta o conhecimento, pois além de conhecer lugares diferentes, conhecemos um pouco mais sobre a história do nosso Estado”. 

Depois do show, os acadêmicos retornaram à Erechim. É importante destacar que os trabalhos desenvolvidos em sala de aula tornam-se mais objetivos e de fácil compreensão com esse tipo de atividade.


Imagem: os acadêmicos na visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário