quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Engenharia Ambiental 2011 realiza atividade de campo

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental) 

Nos dias 23 e 24 de novembro os alunos da turma de Engenharia Ambiental /2011 realizaram uma saída de campo da disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia Ambiental, com a finalidade de observar os aspectos geológicos e geomorfológicos que constituem o estado do Rio Grande do Sul. A disciplina é ministrada pela professora Kátia Kellen da Rosa e conta com a participação do professor Alfredo Castamann em algumas aulas. 

Imagem: turma na mineradora. Fonte: arquivo pessoal da acadêmica Natani Macagnan

O primeiro local de parada foi em Soledade – RS, onde os acadêmicos visitaram uma empresa de britagem. Lá, puderam observar os aspectos pedológicos e os horizontes do solo e também analisar rochas e minerais do local.

Foram realizadas paradas próximo à cidade de Rio Pardo para estudar a estrutura do solo da região que compõe-se basicamente de arenito, e em São Sepé, onde os alunos conheceram um empresa de mineração e puderam observar as características das rochas daquele local e o processo de formação de rochas calcárias. 


O grupo passou a noite na cidade de Caçapava do Sul, e no dia seguinte visitaram as Guaritas, um ponto turístico localizado na cidade. Lá puderam visualizar as formações sedimentares do local e discutir o tempo geológico em que se formaram. O último local de visita previsto no roteiro foi na cidade gaúcha de Mata, local onde há fósseis de origem vegetal. 

Imagem: visita às Guaritas. Fonte: arquivo pessoal da acadêmica Ana Flávia Mohr
A Professora Kátia ressalta "[...] a importância da realização de atividades de campo com as turmas para o estudo da Geologia e dos solos para que assim seja possível se apropriar de metodologias de análises do relevo, das litologias e dos solos, e desta forma, tornando os conteúdos vistos em sala de aula mais significativos para os alunos, propiciando condições de melhorar o aprendizado dos temas tratados na disciplina". 

Como resultado da atividade de campo os alunos elaboram um relatório técnico sobre as atividades desenvolvidas e atualmente discutem alguns impactos antrópicos ligados aos sistemas ambientais, temas inseridos no contexto de atuação do profissional da Engenharia Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário