quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto Leituras de Foucault, um convite ao debate

Por Everton Zoraski (Filosofia) 


Nas dependências da UFFS, em novembro de 2011, ocorreu o primeiro encontro do grupo de estudos intitulado Leituras de Foucault: Problematizações Contemporâneas, sob a coordenação do professor Fábio Feltrin, do curso de História.

A estrutura do grupo é um tanto quanto diferenciada: os encontros acontecerão quinzenalmente, sempre às sextas, com a peculiaridade de serem “repetidos” aos sábados utilizando o mesmo conteúdo; isso possibilita que os estudantes com vínculo empregatício tenham acesso e compareçam regularmente. Tem previsão de duração até outubro de 2012, respeitando os recessos de janeiro, fevereiro e julho. Os participantes receberão certificado de 320 horas oferecidos pela UFFS. 

Há expectativa de que estudantes de diversos cursos participem dos debates. Já no primeiro encontro estiveram presentes alunos da Filosofia, Ciências Sociais e principalmente História, de distintas fases de seus respectivos cursos. Outros professores interessados em discutir o assunto também são esperados.

A justificativa para o projeto, segundo o professor Fábio Feltrin, é a seguinte: 


“A obra do filósofo francês Michel Foucault marcou decisivamente o pensamento contemporâneo, extrapolando as fronteiras de sua disciplina. Seus escritos mostram-se influentes nas áreas Biomédicas, Jurídicas, na Psicologia, na Ciência Políticas, na Educação e nas Humanidades, de modo geral, justamente porque cobrem um campo extremamente vasto de temas e interesses[...] este Grupo de Estudos apresenta-se como um espaço privilegiado de debate sobre os conceitos e metodologia deste pensador fundamental para compreender o século XX e XXI...” 


Para o próximo ano são esperados, além um maior número de participantes, um maior aprofundamento do próprio pensamento foucaultiano, analisando principalmente suas obras e textos de comentadores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário