quarta-feira, 20 de junho de 2012

Regulamento da Pesquisa é tema de debates na UFFS

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

A pesquisa é fundamental na esfera acadêmica. De acordo com o artigo terceiro da Minuta de Regulamento da Pesquisa da UFFS, “[...] é uma atividade fim da universidade, indissociada do ensino e da extensão, que visa produzir e promover o conhecimento nas suas diferentes áreas e dimensões, a tecnologia e a inovação.”

Sabendo-se da importância dessa atividade, com a finalidade de debater sobre o assunto, nos dias 5 e 6 de junho aconteceram na UFFS atividades da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – PROPEG. A programação incluiu discussão do regimento da pesquisa, reunião com líderes dos grupos de pesquisa para debater os dados da pesquisa, regulamento e procedimentos e encaminhamentos. Houve também capacitação da equipe técnica.

De acordo com o Articulador de Pesquisa, Professor Paulo A. Hartmann: “O processo de construção da proposta de regulamento da pesquisa da UFFS teve início em setembro de 2011. Uma minuta foi elaborada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e discutida pelo comitê assessor de pesquisa de cada campus. As sugestões foram agrupadas e durante duas reuniões [...] com todos os membros do comitê assessor de pesquisa da instituição, articuladores de pesquisa e pós-graduação e diretoria de pesquisa, foi elaborado um documento com o primeiro entendimento sobre o regramento básico sobre a pesquisa. Este foi o documento base para a discussão com todos os docentes.”

Durante a visita da Pró-reitoria, os docentes do campus Erechim discutiram principalmente questões relativas à estrutura organizacional e aos princípios que nortearão as avaliações da pesquisa na UFFS. Neste sentido, as contribuições foram para garantir que o documento ressalte características essenciais para boa prática da pesquisa numa instituição pública: liberdade na produção do conhecimento, respeito à especificidade das áreas de conhecimento, diversidade de abordagens temáticas e responsabilidade perante a sociedade.

Para os acadêmicos, uma notícia: a partir do dia 3 de agosto serão divulgados os resultados dos editais referentes a bolsas de iniciação científica: EDITAL Nº 001/PIBIC/CNPq/UFFS – 2012 e EDITAL Nº 160/UFFS/2012/PIBIC. Segundo o calendário acadêmico de 2012, está previsto para o início de setembro um novo edital de apoio aos grupos de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário