segunda-feira, 18 de junho de 2012

Podcasts: para nerds ou não

                                                                                                                        Por Andrei Vanin (Filosofia)


Podcasts trazem informações de um jeito fácil, simples e descontraído, basta conectar-se e ouvi-los. O professor Jerzy Brzozowski, responsável pelo primeiro podcast da UFFS, o Res Gogitans (clique aqui e conheça já), elencou alguns dos principais podcasts em português sobre diversos temas - literatura, filosofia, ficção, jogos - e apontou o que cada um discute. Abaixo segue a lista de quatro bons podcasts, segundo Brzozowski:



1) Nerdcast -- http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/
Jerzy: “Talvez o mais bem-sucedido podcast brasileiro, em termos de regularidade e número de ouvintes. O Jovem Nerd e seus amigos discutem diversos temas relacionados (ou não) ao universo nerd, divertindo e informando.”

2) Fronteiras da Ciência -- http://frontdaciencia.ufrgs.br/
Jerzy: “Apresentado por professores da UFRGS e convidados, o Fronteiras da Ciência dedica-se à divulgação científica, com especial destaque para a discussão das fronteiras entre ciência e pseudociência.”



3) Papo na Estante -- http://www.onerdescritor.com.br/category/papo-na-estante/
Jerzy: “Aparentemente extinto, o Papo na Estante é um podcast sobre literatura e escrita. Alguns dos apresentadores são figuras recorrentes do Nerdcast, e discutem, sobretudo a literatura de fantasia e ficção científica.”


4) Grifo Nosso -- http://www.grifonosso.com
Jerzy: “Quatro advogados discutem um livro de literatura por episódio. Contém spoilers!”


Na próxima semana elencaremos mais oito podcasts em inglês. Até lá dá pra se divertir - e acabar pesquisando - com as sugestões de Brzozowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário