quarta-feira, 29 de maio de 2013

Agroecologia em foco: VI Seminário Estadual de Agroecologia – Pinhalzinho/SC

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Aproximadamente 80 estudantes de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, participaram do 6º Seminário Estadual de Agroecologia (SEA), realizado no parque da EFACIP, em Pinhalzinho/SC, nos dias 23 e 24 de maio de 2013. O público participante era principalmente formado de agricultores, estudantes, técnicos e professores. Segundo a coordenação do evento, 2500 pessoas passaram pelo local nos dois dias, sendo que no primeiro dia as inscrições ultrapassaram o número de 1700, superando as expectativas.

Imagem: abertura do evento/ Fonte: arquivo pessoal

A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas. Após a abertura oficial do VI SEA, o diretor técnico, Gervásio Paulus (Emater – RS), ministrou uma palestra intitulada de Agroecologia e os Desafios para Assistência Técnica e Extensão Rural, expondo os eixos principais da discussão e questionando a formação e a capacidade dos profissionais que estão trabalhando com assistência técnica aos produtores rurais, bem como o papel da ciência na agroecologia.

Houve duas mesas-redondas. A primeira, Agroecologia e Soberania Alimentar: Ameaças dos Transgênicos e Agrotóxicos, foi coordenada pelo professor Antônio Inácio Andrioli (Universidade Federal da Fronteira Sul) e contou com Leonardo Melgarejo (Representante do MDA na Comissão Nacional Técnica de Biossegurança), com o Professor Rubens Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina), e com Eduardo Amaral Borges (Conselho Nacional de Segurança Alimentar – Consea); a segunda, Desafios da Certificação Orgânica e Agroecológica, teve como coordenador Natal João Magnanti do Centro Vianei e como participantes Eduardo Amaral do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Laercio Meireles da Rede Ecovida de Agroecologia/Centro Ecológico – RS.

O segundo dia de seminário ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer algumas práticas e conhecimentos que fazem parte do enfoque agroecológico, através de oficinas sobre: Plantas Medicinais; Agroecologia e Juventude; Sementes crioulas; Manejo de Água e Solo; Certificação Participativa; Reaproveitamento de alimentos; Agroecologia e Comercialização; Horticultura/ fruticultura; Produção de leite a base de pasto; Bioconstrução.

Além da feira, das discussões, das palestras e das oficinas que aconteceram no VI Seminário Estadual de Agroecologia, o público contou com apresentações musicais de Pedro Pinheiro durante os dois dias. Na quinta à noite, os cantores Pedro Munhoz e Cícero do Crato fizeram uma bela apresentação musical/poética. Para finalizar a noite cultural, apresentou-se o grupo Chama Nativa.

Para os estudantes de um curso com enfoque na Agroecologia – e não somente deste curso específico -, é de extrema importância ultrapassar os limites existentes na academia, para buscar uma complementação na formação profissional, tendo em vista a importância do contato com a realidade social em que estamos inseridos - para além da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário