quarta-feira, 31 de julho de 2013

Turma de Agronomia em aula “alternativa”

Acadêmicos do curso de Agronomia participam de curso de Permacultura, Práticas de Agricultura Orgânica e Biodinâmica


 Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim) 
 
A rotina acadêmica da disciplina de Agroecologia I estava baseada, praticamente, em estudos de materiais acadêmico-científicos e nas discussões resultantes dos artigos. Porém, na última sexta feira (26-07), para transcender a metodologia de ensino em sala de aula, os alunos passaram o dia na Casa do França - oficina de permacultura em Erechim -, em um curso focado em técnicas de agricultura orgânica, agricultura biodinâmica e bioconstruções (permacultura).

Na parte da manhã, os acadêmicos conheceram o sítio e foram apresentados ao embasamento teórico necessário para posteriormente iniciarem as práticas. De início, Diego França (ministrante do curso) falou sobre hortas Mandalas, que tem formato circular, sobre algumas técnicas para a confecção desta e sobre o preparo do composto orgânico a ser utilizado. Ainda pela manhã, os alunos aprenderam a fazer amarração de bambus para a construção de estruturas. E, após o almoço, os estudantes construíram a estrutura geodésica de frequência I (foto 1), utilizada para cobrir hortas ou espirais de ervas.

Foto 1 - Estrutura geodésica de frequência

Em sequência às atividades, iniciou-se a apresentação sobre agricultura biodinâmica – fundamentada teoricamente, e principalmente, por Rudolf Steiner no início do século XX. Após conhecer algumas particularidades desta corrente da agricultura, os estudantes realizaram a prática de produção de um composto biodinâmico (fotos 2 e 3). Para finalizar o curso, foi realizada a prática de bioconstrução, ou seja, os estudantes em conjunto com o ministrante prepararam um material orgânico com terra, água, areia e palha para compor uma parede de Pau a pique (foto 4).

Foto 2 - Composto biodinâmico
Foto 3 - Composto biodinâmico
Foto 4 - Prática de bioconstrução

Para o biólogo, permacultor e agricultor biodinâmico Diego França, “As práticas de campo são fundamentais para o bom aprendizado dos acadêmicos; tendo em vista que a maior parte das técnicas utilizadas no sítio foi resgatada de antigas tradições, as quais são consideradas ultrapassadas nos dias de hoje, devido à velocidade do progresso. O futuro está no passado”.

Essa atividade, portanto, contribuiu para o aprendizado dos estudantes da disciplina de Agroecologia I, mostrando a importância de aliar os conhecimentos tradicionais e populares com a ciência. Além disso, afirma a importância da inserção de componente prático em algumas disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário