segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Acadêmicos da UFFS realizam visita técnica em Machadinho

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)


Acadêmicos da quinta e da sétima fase do curso de Engenharia Ambiental – campus Erechim - realizaram uma visita técnica na última quinta-feira (12/12) à Usina Hidrelétrica de Machadinho. Acompanhados dos professores João Paulo Bender, Pedro Eugênio Bohel e Roberto Valmir da Silva, os alunos puderam conhecer e entender melhor o funcionamento da usina. 

Imagem: os acadêmicos de Engenharia Ambiental e o professor João Paulo Bender  (à esquerda) na Usina. Fonte: arquivo pessoal do professor Roberto Valmir da Silva.

Na chegada a Machadinho, foram recepcionados por dois funcionários que fizeram uma breve explicação a respeito da usina. Depois, o grupo pode conhecer algumas áreas internas para verificar o funcionamento das máquinas: a sala de controle, onde é feito o monitoramento de toda a usina; e a casa de força, local em que os alunos visualizaram a turbina em funcionamento.

Tendo concluído a visita à infraestrutura, os acadêmicos tiveram uma palestra com o engenheiro ambiental que trabalha no local. Nessa palestra, pode-se aprender mais sobre a atuação de um engenheiro ambiental em uma usina hidrelétrica e também esclarecer dúvidas a respeito das funções que são exercidas nesse local de trabalho. Depois, os alunos dirigiram-se para a área externa.Observaram o reservatório e também o vertedouro da usina. Tendo concluída a visita, o grupo retornou a Erechim.

Imagem: os acadêmicos de Engenharia Ambiental no interior da Usina. Fonte: arquivo pessoal do professor Roberto Valmir da Silva.

Para a acadêmica da sétima fase, Rosane Vitali, a visita foi importante “[...] por integrar várias áreas da nossa [de engenheiros] formação, como a área de hidráulica, de solos, de transferência de calor e massa, além de garantir vários esclarecimentos ambientais a partir do debate esclarecedor com o engenheiro ambiental atuante na usina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário