terça-feira, 15 de abril de 2014

Manifestações marcam o primeiro semestre na UFFS

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)
Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)
Natani Macagnan (Engenharia Ambiental)

O início do primeiro semestre letivo do ano de 2014 da Universidade Federal da Fronteira Sul foi marcado por manifestações dos alunos no campus de Erechim. A melhoria na assistência estudantil e a contratação de professores são algumas das muitas pautas solicitadas.

Sobre a assistência estudantil, os alunos reivindicam a contratação de uma assistente social e a criação de um restaurante universitário provisório, até que seja liberado o uso do campus definitivo; questionam a redução dos auxílios permanência e querem a antecipação do pagamento dos auxílios para início de maio. Essas reivindicações motivaram a criação da Frente Autônoma Estudantil (FAE), movimento organizado por estudantes de alguns cursos da UFFS que estão ocupando as dependências do prédio da universidade há mais de 15 dias. 

De acordo com uma representante da FAE, Fabiele Zanquetta Meneguzzi, o grupo já conseguiu um mutirão de assistentes sociais para que pudessem agilizar as análises sócio-econômicas, que estavam na lista de espera para realizar as entrevistas.

A contratação de professores é outra reivindicação. As turmas de Engenharia Ambiental e Agronomia, que aderiram à FAE, estão reivindicando a falta de professores, livros e laboratórios. Segundo os alunos, a falta de professores de áreas específicas vem se agravando ao longo dos semestres e compromete a formação dos acadêmicos.

Após o manifesto ocorrido no dia 31 de março, os estudantes estiveram em reunião com a pró-reitoria de graduação no dia 3 de abril. Na ocasião, o Pró-Reitor de Graduação João Alfredo Braida deixou claro que não se sabe qual é a real demanda dos cursos, ou seja, não há um estudo que aponte as reais necessidades de cada curso. Ficou acordado entre os acadêmicos, a coordenação acadêmica, a pró-reitoria de graduação e a coordenadoria de graduação que uma comissão, formada por representantes de cada um desses segmentos, fará um estudo para verificar a situação do curso de Engenharia Ambiental. Esse estudo será apresentado na próxima reunião do Conselho de Campus (14 de abril). A partir dessa análise, poderão ser feitas buscas de novas vagas para docentes atuarem no curso. Ao final da reunião, os acadêmicos do curso de Agronomia entregaram um documento ao Pró-Reitor, onde consta o apoio às pautas da Engenharia Ambiental e, ainda, as reivindicações do curso de Agronomia, que são também professores, laboratórios e área experimental.
 
Foto de Marcionize Bavaresco/Ascom UFFS.

Foto de Marcionize Bavaresco/Ascom UFFS.

Foto de Marcionize Bavaresco/Ascom UFFS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário