sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Destaques 2013 - ou só mais um texto de encerramento

Por Jéssica Amroginski e Yan Bergozza


A passagem de um ano para outro representa variados significados, sejam eles relacionados ao “término de um ciclo”, ao religioso ou apenas a confraternizações. As interpretações distintas são resultado de diferentes formas de pensar e interagir com o mundo; porém, relacionando essas diferenças, é possível perceber que existe algo em comum sobre o fim de ano, que é a reflexão e avaliação dos acontecimentos. Para relembrar o que se passou de importante UFFS Erechim e fazer um "balanço", o Comunica conversou com estudantes de diferentes cursos.

Em entrevista com Paulo José dos Santos, acadêmico de Agronomia, ele destacou os Projetos Culturais e um Seminário que teve docentes da UFFS contribuindo na organização. Nas palavras de Paulo, sobre os Projetos de Cultura: “O projeto cultural Contato, que é ligado ao Projeto Experimental Circulando, em parceria com a articulação de cultura das escolas, proporcionou à comunidade acadêmica e ao público externo várias atividades Culturais." Sobre o Seminário Regional de Educação do Campo e Seminário de História Oral, Paulo dos Santos afirma: “O outro trabalho que me chamou atenção na instituição foi o I Seminário de Regional de Educação do Campo, em paralelo ao I Seminário de História Oral, não só pelo resultado final, que foi muito bom, mas também, pelo empenho da equipe que o elaborou. E como grande parte do grupo era composta por nossos professores, fiquei contente em saber que não só a Agronomia na UFFS se preocupa com as questões agrárias na região”.

O acadêmico Andrei Vanin, da 8ª fase do Curso de Filosofia, também foi entrevistado pelo Comunica: “Um dos pontos importantes desse ano foi o andamento das obras no campus definitivo. O fato de não termos um lugar definitivo faz com que a UFFS não tenha uma "identidade" de lugar ainda. Apesar da greve, o calendário foi organizado da melhor forma possível e parece que não seremos prejudicados. Novos professores foram contratados. As avaliações do MEC foram feitas, e os cursos aprovados em geral com uma boa nota. Os eventos que aconteceram de quase todos os cursos mostram o interesse pela pesquisa e a preocupação com a formação, que vai muito além da sala de aula. As diárias para as viagens também funcionaram na medida do possível e garantiram o sucesso dos trabalhos acadêmicos. Enfim, o ano de 2013 foi desafiador e 2014 parece guardar muitas surpresas e coisas boas ainda. Será o ano também das primeiras formaturas!"


Para Natani Macagnan, de Engenharia Ambiental, 2013 foi marcado por uma novidade na pesquisa: “Uma das melhores coisas que aconteceu na UFFS em 2013 foi a criação do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Esse é o primeiro mestrado criado na nossa área, e isso de certa forma faz com que a Universidade ganhe reconhecimento, além de proporcionar ao acadêmicos uma chance de já cursar uma Pós-Graduação quando nos formarmos”.

Para Sheila Muller, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo “[...] o que surtiu muito efeito foi a reivindicação de mais professores - nesse sentido foi muito positivo. E a avaliação do curso pelo MEC mostra que ainda temos muito a ser melhorado. Precisamos de mais bibliografias, materiais de laboratórios. Sei que tudo está se encaminhando com o campus novo - pra melhora do curso - e a expectativa é bem grande pra mudança, pra podermos usufruir desses novos benefícios, e se preciso for, reivindicarmos as coisas de que precisamos. Temos um corpo docente muito bem estruturado, o que nos possibilita amplitude no ensino”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário