sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Acadêmicas da Engenharia Ambiental premiadas em evento nacional

                                                                                     Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

As acadêmicas do curso de Engenharia Ambiental Vanessa Luisa Freiberger e Fabiane Fernanda Czapela tiveram seus artigos premiados no concurso realizado pelo Seminário Antártica, 2048 - Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global, no mês de novembro, em Porto Alegre.

Vanessa Freiberger, Fabiane Czapela e a professora Kátia Kellen. Fonte: Setor de Comunicação, UFFS - Erechim.

Elas conversaram com Comunica para contar um pouco mais sobre a participação neste concurso e também sobre as atividades que realizam nos projetos de iniciação científica e extensão de que fazem parte:


Vanessa Luisa Freiberger teve o trabalho "Variações climáticas e o impacto destas no ambiente glacial - Ilha Rei George - Antártica" premiado e conta: "É o meu segundo ano como bolsista de iniciação cientifica, e nossos trabalhos iniciaram com muitas leituras acerca do assunto, evoluindo para a manipulação de softwares e elaboração de artigo científico, com os resultados das nossas investigações, que são dados de temperatura média anual x retração de geleiras da área de estudo - são 8 geleiras da Enseada Martel, Ilha Rei George, Antártica. Minhas habilidades com a escrita iniciaram no meu primeiro ano de universidade, quando fui voluntária e depois bolsista do programa Comunica – Erechim. Com esse prêmio, me sinto reconhecida pelo esforço e dedicação à pesquisa e se torna ainda um incentivo para continuar nessa área de pesquisa”. 


Fabiane Fernanda Czapela teve o trabalho "Estudo das mudanças ambientais nas áreas livres de gelo da Península Fildes, Ilha Rei George, Antártica" premiado e, por sua vez, conta: “Participo de projetos coordenados pela professora Kátia há mais de um ano e meio. Inicialmente, comecei como voluntária num projeto de pesquisa coordenado por ela, que tratava da questão de retração de geleiras, mas especificamente sobre a retração da Geleira Collins na Ilha Rei George, Antártica. Também, sou bolsista ,há 1 ano, de outro projeto de extensão coordenado pela professora Kátia . Por estar vinculada a um projeto de pesquisa sobre a Antártica é que participei do concurso de artigos - o Seminário Antártica, 2048 - Mudanças Climáticas e Equilíbrio Global – que teve por objetivo mostrar a produção de conteúdos sobre a área de pesquisa. Participar do concurso já é uma prova de que temos a capacidade de ir adiante nesta área de pesquisa que se mostra promissora. Por te conseguido um lugar entre os três melhores, percebemos que estamos no caminho certo e que nosso trabalho e esforço foi reconhecido, sem contar que isso ainda nos oferece mais ânimo para continuar com as pesquisas”. 


Os projetos são coordenados pela professora da UFFS- campus Erechim Kátia Kellem da Rosa, que também é pesquisadora e já desenvolveu diversos estudos sobre o tema, sendo premiada por alguns deles.

O concurso contou com a participação de estudantes de universidades públicas e privadas de todo o Brasil e foi promovido com o objetivo de fomentar a produção de conteúdos e o interesse pelo tema entre estudantes universitários.





Nenhum comentário:

Postar um comentário