quarta-feira, 21 de maio de 2014

Acadêmicos de Arquitetura Realizam Viagem de Estudos a Minas Gerais

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)

Entre os dias 25 de abril e 01 de maio, um grupo de 31 acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, dentre eles alunos da nona fase, alguns alunos da sétima e da quinta fase, realizaram viagem de estudos com destino a Minas Gerais. A viagem de estudos teve como objetivo vivências de aprimoramento de repertório arquitetônico, visitar obras ícones da arquitetura e também vivenciar algumas técnicas e materiais utilizados para restaurações e conservação; o destino mostrou sua potencialidade nestas áreas.

Imagem: viagem de Arquitetura. Fonte: Melissa Mattos

A disciplina que promoveu a viagem foi a de “Patrimônio Histórico e Técnicas Retrospectivas”, ministrada pela professora Natália Pereira. Localizadas nos estados de Minas Gerais, as cidades visitadas foram Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho. Durante a viagem os acadêmicos puderam visitar e compreender importantes características dos locais visitados, como conta Camila Laurett, acadêmica da 7ª Fase do curso de Arquitetura e Urbanismo “Apesar da ênfase em patrimônio e restauro, o cronograma envolveu diversos pontos turísticos de tais cidades, desde museus históricos, como os visitados no Circuito da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, até os mais contemporâneos e interativos como o de Inhotim na cidade de Brumadinho. Além das edificações, foi possível também comparar as diferentes escalas de cidade e as soluções adotadas, como o caso de Belo Horizonte e Erechim, ambas as cidades planejadas sob inspiração positivista e características semelhantes, mas tratamentos diferenciados e um índice de desenvolvimento muito distante uma da outra.”.


Os acadêmicos foram encantados pelas belas paisagens que o destino proporcionou; além disso, ressaltam a importância de viagens de estudos. Camila diz “Viajar e conhecer novos lugares é sempre uma ótima experiência, ainda mais quando essa oportunidade está vinculada à busca de referencial e vivência da cidade como se fomenta no curso de Arquitetura e Urbanismo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário