sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ludicidade e Educação Infantil serão abordadas em curso de extensão na UFFS - Erechim


Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia - Erechim)

Iniciou no último dia 08 de maio, na UFFS-Campus Erechim, o curso de extensão com o tema: Ludicidade e Educação Infantil. As aulas serão ministradas por Rodrigo Saballa de Carvalho, que atua como professor no curso de Pedagogia, possui graduação em Pedagogia, Especialização em Gestão da Educação (UFRGS, 2002) e Mestrado (UFRGS, 2005), Doutorado (UFRGS, 2011) e pós-doutorado (UFPEL, 2014) em Educação. (cf. lattes)

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras de manhã. Foram 60 vagas oferecidas a professores da Educação Infantil da cidade de Erechim, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais da Rede Pública Estadual - da área de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação - e Municipal, e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da UFFS e das demais universidades da região.

O curso objetiva discutir as práticas lúdicas que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil. Além de discutir práticas, o grupo conta com um grande número de professores que já atuam em sala de aula, o que faz com que o diálogo se aproxime da realidade, já que são inúmeras as experiências relatadas.

 
Imagem: Prof. Rodrigo Saballa de Carvalho ministrando o curso de extensão. Fonte: Daniê R. M.

Para o professor Rodrigo Saballa de Carvalho “ao analisar as rotinas das instituições de Educação Infantil, é possível perceber que o espaço destinado ao brincar tem sido cada vez mais exíguo, pois a primeira etapa da Educação Básica é muitas vezes vista como um período preparatório para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, corroborando com tal afirmação, é importante destacar que a solicitação para realização de um curso de extensão que tivesse como foco a ludicidade, partiu das próprias Secretarias de Educação das cidades de Campinas do Sul, Carlos Gomes e Centenário - RS, durante o processo de avaliação do curso de extensão Educação Infantil: múltiplos letramentos, realizado no ano de 2013. Tal solicitação de formação continuada, evidencia a importância do curso que esta sendo proposto, e a necessidade de discussão do tema da ludicidade com professores que atuam nas instituições de Educação Infantil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário