sexta-feira, 4 de julho de 2014

Acadêmicos de Engenharia Ambiental no Ciência Sem Fronteiras

(Natani Macagnan - Engenharia Ambiental)

Um novo grupo de alunos está partindo para diversos países através do Programa Ciência Sem Fronteira (CSF). Entre eles, dois acadêmicos de Engenharia Ambiental da UFFS do Campus Erechim.

Wagner Artifon chegou nesta semana ao Canadá, mais precisamente na cidade de Thunder Bay, local em que está localizada a Lakehead University, universidade em que o acadêmico irá estudar. Wagner comenta que escolheu o Canadá porque a exigência referente às notas no teste de proficiência em inglês é menor que em outros países; além disso, a referência em qualidade de vida também pesou na hora de escolher a país. Outro motivo, talvez o mais importante, é o fato de que as universidades canadenses desenvolvem diversas tecnologias nas áreas da engenharia e já acumulam 20 prêmios Nobel.


Imagem: Lakehead, no Canadá. Fonte: arquivo pessoal do acadêmico Wagner Artifon.

O acadêmico vai primeiramente aprimorar o inglês num curso com duração de seis meses e depois irá realizar um estágio de dois meses para desenvolvimento de pesquisas na própria universidade ou em indústrias da cidade. Depois disso, no período de dois semestres, irá cursar matérias relacionadas ao curso de Engenharia Ambiental.

Artifon comenta sobre a adaptação ao novo país e sobre o que espera do ensino da universidade: “A cultura do país é bastante diversificada, espero conseguir me adaptar bem e aprender com as mudanças de certos hábitos, e ao inverno de quatro meses com temperaturas de 30°C negativos. Quanto ao ensino na universidade, espero encontrar uma eficiente infraestrutura, principalmente no que se refere a laboratórios. Penso que esta seja uma oportunidade única na minha graduação, pretendo aproveitar ao máximo.”

Outro acadêmico contemplado com o CSF é o Eliel Bianchi, que sairá do Brasil em agosto com destino aos Estados Unidos e irá freqüentar a Arizona State University (ASU). Eliel informa que escolheu esse país por não possuir fluência no inglês e porque a nota do exame de proficiência não precisava ser tão alta para conseguir a bolsa no CSF. Entretanto, o principal motivo é a qualidade do ensino oferecida nas universidades do país.

Imagem: Universidade do Arizona.

Quando chegar aos EUA, Eliel será beneficiado com um curso de inglês até o final de 2014 e depois iniciará os estudos na universidade. Depois de seis meses, poderá conseguir estágios relacionados ao curso de Engenharia Ambiental. Ele comenta sobre o que espera dos EUA e da ASU: “A expectativa é grande, realmente estou muito ansioso por conhecer o país e tudo o que ele tem a me oferecer. Tenho certeza que isso contribuirá com a minha formação profissional e social e quero aproveitar ao máximo as experiências que me forem oferecidas, pois a estrutura e ensino que encontrarei lá são de primeiro mundo. Além disso, a CAPES/MEC está investindo na minha formação e para isto preciso fazer valer esta oportunidade.”

Além dos acadêmicos da UFFS, 66.568 alunos já foram contemplados pelo CSF. Maiores informações sobre as bolsas no Programa Ciência Sem Fronteira são encontradas no site: www.cienciasemfronteiras.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário