domingo, 5 de outubro de 2014

Novo Grupo de Pesquisa na área de Engenharia Ambiental inicia atividades na UFFS

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

A UFFS conta com um novo Grupo de Pesquisa: "Geotecnia e geologia da engenharia", que é coordenado pelos professores Pedro Eugenio Gomes Boehl do curso de Engenharia Ambiental do Campus de Erechim, e Mauro Leandro Menegotto, da Engenharia Ambiental do Campus Chapecó. 



Para saber um pouco mais a respeito do Grupo e de como serão organizadas as atividades, o Comunica conversou com o Professor Pedro Eugenio Gomes Boehl:

Comunica: Como é o nome do grupo? 

O grupo de pesquisa chama-se: Grupo de Pesquisa de Geotecnia e Geologia da Engenharia.

Comunica: O que será estudado/pesquisado?

A proposta é desenvolver uma linha de pesquisa voltada à graduação em Engenharia Ambiental, visando a pesquisa dos solos e rochas característicos da região do Alto Uruguai Riograndense e Oeste Catarinense.

Comunica: Qual o objetivo/proposta desse grupo?

O objetivo principal é conhecer as propriedades geotécnicas e geológicas destes materiais e seus respectivos comportamentos físico-químicos, in situ e em laboratório, para que se possa, posteriormente, desenvolver como um todo a geotecnia regional, por sua vez, aplicando as técnicas de engenharia em obras e identificando as áreas de riscos das regiões.

Comunica: Quando começam as atividades?

As atividades já começaram, internamente, pois já existe um TCC sendo desenvolvido nessa área. O objetivo, a curto prazo, é definir datas para os encontros, de maneira que todos os membros possam participar, inclusive, de outros campi. 

Comunica: Quem pode participar?

Podem participar todas as pessoas interessadas no assunto, principalmente discentes, docentes e técnicos ligados à universidade.

Comunica: Vai ter alguma bolsa remunerada?

Estamos prevendo para o próximo semestre esta opção, porém dependemos da aprovação posterior de um projeto. Ressalta-se que as monitorias de mecânica dos solos e mecânica e resistência dos materiais possuem ligação com esse grupo.

Comunica: Esse grupo está vinculado com alguma outra instituição?

Sim. Está vinculado com a UFFS e com o CNPQ.

Quem tiver interesse em participar do grupo de pesquisa pode entrar em contato através do email: pedro.bohel@uffs.edu.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário