quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atividades de empreendedorismo são realizadas pelos estudantes de Engenharia Ambiental

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

Os acadêmicos da Engenharia Ambiental do campus de Erechim que cursam a disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela Professora Débora Regina Schneider Locatelli, desenvolveram um trabalho na disciplina e foram desafiados a pôr em prática o que haviam planejado e escrito no papel.

O Comunica entrou em contato com a Professora Débora, para conversar sobre a atividade:

Comunica: Como foi organizada essa atividade?
Débora R. S. Locatelli: A atividade foi desenvolvida em etapas: primeiro os alunos responderam ao Questionário McClelland para o perfil empreendedor - Auto-avaliação das Características Comportamentais Empreendedoras – CCE's. Os resultados foram tabulados e entregues para os alunos, assim eles ficaram sabendo em que características estão mais desenvolvidos e nas que estão menos. Logo após foi feita a apresentação dos desafios: planejar as atividades, estipulando metas, ações (sem saber ainda se seriam executadas); depois colocar em prática o planejamento e por fim divulgar os resultados para a comunidade acadêmica.

Comunica: Qual a importância dessa atividade para os acadêmicos?
Débora R. S. Locatelli: Acredito que tem importância em vários sentidos: conhecer o trabalho de entidades de Erechim e região, colaborar com elas, realizar atividades em grupos, desenvolver a liderança, estimular o empreendedorismo e a oportunidade de se relacionar com a comunidade acadêmica.

Comunica: Qual a proposta/objetivo desse trabalho?
Débora R. S. Locatelli: O objetivo, dentro da disciplina de Empreendedorismo, é estimular as características comportamentais empreendedoras - CCEs - de cada aluno.

Estudantes na Oficina de Dança
Uma dessas atividades foi desenvolvida pelo grupo de acadêmicos: André Luiz Rubbo, Deisi Balestrin, Emanuele Salvi, Natani Macagnan e Rosane Vitali. O trabalho proposto por eles tinha como meta arrecadar 100 kg de alimentos e doá-los para o Lar das Crianças de Erechim. Para isso, os alunos desenvolveram uma oficina de dança, em que os interessados em participar deveriam doar 1 kg de alimento como forma de inscrição. Com a oficina eles pretendiam arrecadar 50 kg, e o restante para atingir a meta deveria ser arrecadado nas cidades da região. 

O grupo conseguiu arrecadar 115 kg de alimentos, sendo 61 kg provenientes da oficina de dança e 54 kg arrecadados em Erechim e nas proximidades. Na última sexta-feira, dia 26, o grupo levou os alimentos no Lar das Crianças. “Achamos que atingir a meta ia ser difícil, mas nos surpreendemos com a generosidade do pessoal. [...] As doações foram muito importantes e poder ajudar as crianças é muito gratificante” diz a acadêmica Natani Macagnan.

Arrecadação de alimentos para o Lar das Crianças de Erechim

A disciplina de Empreendedorismo contribui para a formação dos estudantes, e de acordo com a Professora, “O empreendedorismo pelo engenheiro ambiental pode ser utilizado de diferentes formas: a frente de seu próprio empreendimento ou como intraempreendedor em empresas públicas ou privadas. Além de complementar a sua formação na área de gestão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário