sábado, 8 de novembro de 2014

Professores da UFFS participam do PNEM



Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

O PNEM - Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio - é um programa de formação continuada que promove cursos para os professores do ensino médio. Essa formação é proposta pelo Ministério da Educação juntamente com as Universidades e Secretarias de Educação do Estado e objetiva promover ações para superar os desafios enfrentados no ensino médio em nosso país. 



O PNEM foi lançado em 2013 no Rio Grande do Sul e em março de 2014 iniciou-se a primeira etapa da formação dos professores, contando com a participação de supervisores e orientadores que atuam em universidades da região. A UFFS é uma das universidades responsáveis pela formação desses professores, e de acordo com a professora Denise Knorts da Silva atuam “[...] docentes do Campus Erechim e do Campus Cerro Largo, no atendimento à região constituída por oito Coordenadorias Regionais de Educação: 9ª, 14ª, 15ª, 17ª, 21ª, 32ª, 36ª, 39ª, totalizando 250 professores de ensino médio”.

O programa de formação do PNEM é desenvolvido em etapas, sendo que a primeira foi realizada entre os meses de abril e setembro deste ano. Encerrada a primeira etapa, deu-se início à segunda nos dias 28, 29 e 30 de outubro com a formação de 250 professores do ensino médio da região que abrange a UFFS – RS. Na ocasião, 11 docentes do Campus de Erechim participaram e conduziram as formações em diferentes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Essa fase do processo estende-se até março de 2015 e encerra com a realização do III Seminário Estadual do PNEM.

Participam do PNEM 40 universidades federais, e aproximadamente meio milhão de professores e coordenadores pedagógicos da rede pública estadual em todo o país recebem a formação. “O programa prevê uma bolsa de estudos de R$ 200 para os professores do ensino médio cadastrados no educacenso, que estejam ativos no exercício da docência, e que tenham frequência e desempenho registrados na formação desenvolvida com apoio das secretarias estaduais e universidades” diz a Professora Denise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário