terça-feira, 4 de outubro de 2011

A alegria do rádio por uma docente da UFFS

Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental) 


Helena de Morais Fernandes é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, radialista, Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Televisão (UPF), especialista em Comunicação e Saúde (UFRGS) e mestre em Educação (UPF). 

Neste ano, pela editora Aldeia Sul de Passo Fundo, a professora Helena está lançando seu livro: Micos e Microfones: relatos humorados sobre rádio e televisão , que conta com a participação de relatos dos mais influentes radiofonistas de Passo Fundo, como Júlio Rosa, Angélica Weissheimer, Daltro José Wesp, Ipácio Carolino, entre outros. 


O foco principal do livro está no rádio, cuja história começou muito antes do que se imagina, por volta do século XVI, e que foi inventado por Gugliano Marconi. A autora destaca no livro que, antigamente, bastava-se ter uma voz boa e habilidade para fazer parte do mundo do rádio. Hoje, o mercado exige preparação qualificada, para o rádio poder manter-se diante das novas tecnologias, como celular, internet etc. 

Segundo a autora, a motivação para escrever o livro veio das aulas a que assistiu em 1997, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no curso de Comunicação Social. Ela percebeu que faltava alguma coisa para descontrair o seu aprendizado e foi ai que pensou na ideia de ouvir o que os comunicadores e radialistas de Passo Fundo tinham para relatar das suas vidas profissionais. 

A partir daí surge a obra, que relata esses fatos reais, histórias engraçadas e descontraídas do cotidiano dos profissionais do rádio. O lançamento em Passo Fundo será no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19h, na livraria Nobel. Em Erechim, ocorre no dia 25 de outubro, terça-feira, às 18h, no Arquivo Histórico Municipal. O preço do livro é R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário