quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resgatando um pouco da história e da cultura italiana

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)


Segundo o texto “Imigrantes etnia italiana”, disponível no site da prefeitura municipal de Erechim, por volta do ano de 1910, Erechim recebeu, por meio da ferrovia, os primeiros imigrantes de origem italiana. Em 1926, o município possuía 1500 habitantes, sendo que destes 90% eram descendentes de italianos. Este grupo de imigrantes teve grande importância na moldagem e construção de nossa cidade e, posteriormente, de cidades vizinhas.

Os imigrantes italianos, ao longo de várias décadas foram modificando a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais. [...] A marca da etnia italiana é muito forte na cidade e no interior nas áreas econômica, política, social, cultural, religiosa e artística (IMIGRANTE ..., 2011)
 
Este ano, 2011, comemora-se o Ano da Itália no Brasil e, também, os 136 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Para tanto, a Associação Padovani Nel Mondo di Erechim, que é umas das associações italianas do município e busca divulgar a cultura italiana de uma forma atrativa, lançou um concurso fotográfico com premiação para as três melhores fotografias. Segundo os organizadores do evento, através de uma fotografia é possível eternizar um momento especial e revelar aquilo que só uma imagem pode guardar.

O concurso, que está em sua segunda edição (2ª Maratona Fotográfica da Cultura Italiana), tem o intuito de promover a salvaguarda cultural da imigração italiana e resgatar um pouco da cultura e dos costumes italianos que fizeram e fazem parte da vida de muitos descentes italianos. O tema deste ano é "Registrando os traços da imigração italiana no Alto Uruguai Gaúcho" e conta com o apoio da prefeitura Municipal de Erechim, da Federação das Associações Italianas e Venetas do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul (Fainors) e do Comitê Vêneto do Rio Grande do Sul (Convers).

Fonte: Associação Padovani Nel Mondo di Erechim

A inscrição é gratuita e pode ser realizada até 7 de outubro na Secretaria da La Piave Fainors. Os folders, contendo a ficha de inscrição e regulamento, estão disponíveis na UFFS-Erechim, na URI, no IFRS e na Secretária de Cultura do município. Para que a inscrição seja validada, é necessário entregar a ficha e retirar o número da inscrição na Secretaria da La Piave Fainors. As fotos devem ser feitas entre os dias 26 de setembro a 24 de outubro e entregues na Secretaria da La Piave Fainors, em um envelope com, e somente com, a identificação do número de inscrição do candidato.

A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 19 de novembro na Comunidade do Bairro Demoliner, seguido de um jantar dançante. Com o material itinerante poderá ser realizado exposições em lugares públicos, como a exemplo da 1ª Maratona exposta na UFFS (clique aqui). Para maiores informações pode-se acessar o blog da Associação: <http://padovaninelmondoerechim.blogspot.com>

Referência
IMIGRANTES Etnia Italiana. Erechim: Prefeitura do Município de Erechim, 2011. Disponível em: <http://www.pmerechim.rs.gov.br/municipio/apresentacao/imigracao/imigrantes-etnia-italiana>. Acesso em: 28 set. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário