quinta-feira, 26 de junho de 2014

Palestra e Formação Docente movimentam o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)

O curso de Arquitetura e Urbanismo participou de dois eventos importantes no campus Erechim, na sexta-feira do dia 13 de junho. Os eventos aconteceram no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul. O primeiro deles foi a palestra denominada Metodologia do Projeto e Arquitetura Escolar, promovida pelo Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico). 

A palestra foi proferida pela arquiteta Dra. Dóris C. C. K. Kowaltowski, formada pela Universidade de Melbourne (1996), que atualmente é professora titular na Universidade Estadual de Campinas. Durante a palestra, a professora Dóris abordou temas relacionados ao processo de projetar, ressaltando diversas formas de torná-lo mais eficaz e abrangente em questões que determinam a formação do edifício em si.

Imagem: a professora Dóris Kowaltowski. Fonte: NIED/UNICAMP

A professora Dóris também participou da formação docente que ocorreu na noite do mesmo dia, com o objetivo de qualificar os professores da instituição. A Professora Ma. Nébora Lazzarotto Modler explica: “[...] A formação pedagógica direcionada aos docentes bacharéis é imprescindível visto que estes não contam em sua formação com abordagem de cunho pedagógico. A graduação em Arquitetura e Urbanismo forma o profissional para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e urbanístico, contudo, não o prepara para a prática docente do mesmo. A formação ministrada pela professora da Unicamp Dóris Kowaltowski, sob o tema "Ensino de Projeto" abordou e suscitou ampla discussão sobre métodos de ensino de projeto, principais conceitos envolvidos, ferramentas digitais aplicadas ao projeto, perfil dos estudantes e suas implicações, entre outros. Ao final, ficou a certeza da necessidade de sempre buscar ampliar o aperfeiçoamento, visto que o processo de ensino-aprendizagem é mutante.”

Os dois eventos tiveram grande importância para a formação discente e docente da universidade. A palestra trouxe importantes questões aos acadêmicos, principalmente para aqueles que cursam a disciplina que possui ênfase em arquitetura escolar. A formação docente foi muito bem recebida pelos professores, visto a necessidade de melhorar cada vez mais a maneira como os conteúdos são abordados na universidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário