quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aula Inaugural da Especialização em Filosofia

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

No dia 14 de junho de 2013 será realizada no auditório da UFFS, a partir das 19h, a Aula Inaugural da Especialização em Epistemologia e Metafísica, de Filosofia. Essa atividade tem como público-alvo os portadores de diploma de curso superior em Filosofia ou relacionados à área.

Na ocasião, haverá a palestra O velho e o novo problema da indução, ministrada pelo Prof. Dr. Eros Moreira de Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Filosofia da UFRGS, Carvalho possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e também é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná. 


Imagem: Hume, o "pai" do problema da indução.

Para o Professor e Coordenador do Curso de Filosofia da UFFS, Prof. Vanderlei de Oliveira Farias, “A aula inaugural pretende colaborar para a ampliação do debate filosófico sobre a relação entre metafísica e ciência. O problema da indução é um dos problemas mais interessantes da filosofia fortemente debatido ainda no cenário científico e filosófico contemporâneos".

Agroecologia em foco: VI Seminário Estadual de Agroecologia – Pinhalzinho/SC

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Aproximadamente 80 estudantes de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, participaram do 6º Seminário Estadual de Agroecologia (SEA), realizado no parque da EFACIP, em Pinhalzinho/SC, nos dias 23 e 24 de maio de 2013. O público participante era principalmente formado de agricultores, estudantes, técnicos e professores. Segundo a coordenação do evento, 2500 pessoas passaram pelo local nos dois dias, sendo que no primeiro dia as inscrições ultrapassaram o número de 1700, superando as expectativas.

Imagem: abertura do evento/ Fonte: arquivo pessoal

A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas. Após a abertura oficial do VI SEA, o diretor técnico, Gervásio Paulus (Emater – RS), ministrou uma palestra intitulada de Agroecologia e os Desafios para Assistência Técnica e Extensão Rural, expondo os eixos principais da discussão e questionando a formação e a capacidade dos profissionais que estão trabalhando com assistência técnica aos produtores rurais, bem como o papel da ciência na agroecologia.

Houve duas mesas-redondas. A primeira, Agroecologia e Soberania Alimentar: Ameaças dos Transgênicos e Agrotóxicos, foi coordenada pelo professor Antônio Inácio Andrioli (Universidade Federal da Fronteira Sul) e contou com Leonardo Melgarejo (Representante do MDA na Comissão Nacional Técnica de Biossegurança), com o Professor Rubens Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina), e com Eduardo Amaral Borges (Conselho Nacional de Segurança Alimentar – Consea); a segunda, Desafios da Certificação Orgânica e Agroecológica, teve como coordenador Natal João Magnanti do Centro Vianei e como participantes Eduardo Amaral do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Laercio Meireles da Rede Ecovida de Agroecologia/Centro Ecológico – RS.

O segundo dia de seminário ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer algumas práticas e conhecimentos que fazem parte do enfoque agroecológico, através de oficinas sobre: Plantas Medicinais; Agroecologia e Juventude; Sementes crioulas; Manejo de Água e Solo; Certificação Participativa; Reaproveitamento de alimentos; Agroecologia e Comercialização; Horticultura/ fruticultura; Produção de leite a base de pasto; Bioconstrução.

Além da feira, das discussões, das palestras e das oficinas que aconteceram no VI Seminário Estadual de Agroecologia, o público contou com apresentações musicais de Pedro Pinheiro durante os dois dias. Na quinta à noite, os cantores Pedro Munhoz e Cícero do Crato fizeram uma bela apresentação musical/poética. Para finalizar a noite cultural, apresentou-se o grupo Chama Nativa.

Para os estudantes de um curso com enfoque na Agroecologia – e não somente deste curso específico -, é de extrema importância ultrapassar os limites existentes na academia, para buscar uma complementação na formação profissional, tendo em vista a importância do contato com a realidade social em que estamos inseridos - para além da universidade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

12 ª Semana Municipal do Meio Ambiente


Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

A Secretaria de Meio Ambiente de Erechim promoverá, entre os dias 02 e 07 de junho a 12ª Semana Municipal do Meio Ambiente, cujo tema será “Erechim, todos pelo meio ambiente”. Mais uma vez, a UFFS está colaborando na organização do evento e também na realização das oficinas e palestras. 



A abertura do evento acontecerá às 14h30min, na Praça Jayme Lago, com uma apresentação artística. Na segunda-feira, dia 03, iniciam-se as atividades do X Fórum Regional do Meio Ambiente, com uma palestra do Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, professor Roberto Valmir da Silva. O Fórum encerra as atividades na quarta-feira, 04 de junho. 

Nos demais dias da semana serão realizadas muitas atividades na UFFS. As inscrições estão abertas até o dia 29 de maio e podem ser realizadas através do site da Universidade (www.uffs.edu.br). Segue abaixo a lista completa de palestras que acontecerão na UFFS: 

03.06 (Segunda-feira) 
Videodocumentário “O homem, o shopping e a degradação”. 
Local: Auditório da UFFS 
Horário: 19h30 - 21h30 
Ministrante: Profª Isabel Rosa Gritti 
Vagas: 100 

04.06 (Terça-feira) 
Palestra “Para além do capitalismo verde: considerações sobre ecologia e autonomia” 
Local: Auditório da UFFS 
Horário: 19h30 
Ministrante: Prof. Cássio Brancaleone 
Vagas: 100 
05.06 (Quarta-feira) 
Videodocumentário “Amigos da Natureza: trabalhando com reciclagem” 
Local: Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima 
Horário: 14h - 16h 
Ministrante: Profª Isabel Rosa Gritti 
Vagas: 100 

05.06 (Quarta-feira) 
Videodocumentário “Zapatistas: construindo autonomia” 
Local: Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima 
Horário: 16h30 – 18h30 
Ministrante: Prof. Cássio Brancaleone 
Vagas: 100 

05.06 (Quarta-feira) 
Palestra “Mudanças ambientais globais e percepções sobre as ações socioambientais cotidianas” 
Local: Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima 
Horário: 19h 
Ministrantes: Profª Kátia Kellen da Rosa e Profª Ana Maria de Oliveira Pereira 
Vagas: 100 

06.06 (Quinta-feira) 
Videodocumentário “O papel dos resíduos no processo evolutivo do homem” 
Local: Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima 
Horário: 19h30 – 21h30 
Ministrante: Profª Isabel Rosa Gritti 
Vagas: 100 

07.06 (Sexta-feira) 
Videodocumentário “Reciclagem do alumínio” 
Local: Sala de Reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima 
Horário: 14h – 16h 
Ministrante: Profª Isabel Rosa Gritti 



Essa é uma ótima oportunidade para debater as questões ambientais e para que toda a comunidade a melhore a sua relação com o meio ambiente. Para mais detalhes, é só consultar a programação completa:



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Acessibilidade é tema de evento na UFFS

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

O conceito de acessibilidade está diretamente ligado ao de inclusão. Com a finalidade de proporcionar um maior entendimento sobre essa relação entre acessibilidade e inclusão, e dialogar sobre as dificuldades encontradas relacionadas ao tema, a UFFS realizará o evento Educação Inclusiva e Acessibilidade no Séc. XXI. 

Esta é uma atividade promovida pela Secretaria Especial de Assuntos Estudantis e acontecerá nos dias 23 e 34 de maio de 2013 em Chapecó/SC. nas dependências no Lang Palace Hotel. Na programação (ACESSE AQUI), há palestras, mesa-redonda e minicurso com a participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Todo o evento será transmitido por videoconferência para os Campi da UFFS. 

Segundo Andrea Cássia Schneider, que faz parte da organização, a “[...] proposta é promover uma primeira discussão sobre esse assunto envolvendo toda a comunidade. Já existe uma minuta de acessibilidade na UFFS, mas queremos dialogar com outras instituições cuja experiência é bem maior”. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio (CLIQUE E ACESSE O LINK). O evento é aberto ao público em geral e haverá certificação para os participantes com o mínimo de 75% de presença. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

UFFS cria bolsas para atividades culturais


Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental) 

A UFFS disponibiliza aos estudantes de graduação bolsas na área de ensino, pesquisa e extensão, além de auxílios financeiros que são concedidos pelo SAE (Setor de Assuntos Estudantis). A novidade agora é o lançamento do edital para um novo programa institucional, a Bolsa Cultura. 


Trata-se de um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pela Secretaria de Assuntos Estudantis. O objetivo é incentivar atividades culturais, oferecer auxílio financeiro aos estudantes e promover uma interação entre a comunidade acadêmica e externa. 

As inscrições dos projetos vão do dia 02 a 10 de maio e o resultado final dos selecionados será divulgado no dia 28 de maio, através do site da UFFS - <www.uffs.edu.br>. 

O programa, que se inicia em junho e estende-se até dezembro de 2013, disponibilizará 50 bolsas no valor de R$ 400,00 mensais. Cabe ao prodessor-coordenador de cada projeto selecionar os bolsistas. Os alunos precisam atender alguns requisitos básicos para se candidatar à bolsa cultura, como cursar no mínimo 12 créditos semanais no período de vigência da bolsa - confira o edital aqui

Para os alunos da UFFS, o Programa Cultural é importante: “[...] é muito interessante, pois ajuda a promover a interação com as pessoas, de certa forma traz benefícios à mente e também ajuda na saúde psicológica e física. Eu adoraria participar de um projeto que envolvesse dança”, diz a acadêmica de Engenharia Ambiental Renata Treméa. Segundo a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Gisele Loli, “a Bolsa Cultura [...] é um incentivo para promover a participação da comunidade acadêmica em projetos que irão integrar as pessoas, incentivando-as à cultura, ao saber. Gostaria muito de participar de projetos como oficinas de arte, dança, literatura, entre vários outros”.